quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lérias, Patranhas e Camafeus

"O que parecia importante resolver naquele momento era resolvido. O que exigia decisões acertadas e com a prioridade certa era executado com frieza. O que aparecia como campo de dúvida acentuada era posto de lado. Só se comiam as batatas."
E porquê? perguntou cerimonioso Gualter Hortinha na aula de Efeitos Telúricos no Pensamento Geriátrico da Universidade da 3ª idade.
"Porque a causalidade da profusão imagética sobre o ser casto pode transformar uma questão simples num bicho de sete carolas."
A esta resposta do Professor Xamuça, Gualter franziu quantas rugas tinha e revirou um bocado os olhos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Desportivamente encharcado

"Suporte o Abílio Tarracha, dê-lhe trabalhinho na construção que ele é um ladrilhador de primeira, suporte a familia dele desportivamente. Apronte-lhe um almocinho de grão com farinheira que ele não se queixa. Deposite a sua confiança neste filho da terra franca. Seja seu mentor e guardião."
Absurdo caro Dr. Fantásio. O que nos pede é um carimbo social para um desgraçado. Esqueça, vá fazer despachos para a Junta de Freguesia.

Simplesmente Famel

Do passado distante - 1974 - veio a lembrança da sua colecção de Simplesmente Maria que estava guardada no baú do sotão da pensão que geria parcimoniosamente e que agora finalmente ia entrar em obras. Na barbearia do Afonso Lúcio pegou num jornal de classificados, preencheu o cupão com a oferta da sua colecção por nada menos que 800 €, foi aos correios e enviou. 123 é desta vez, cantarolou alegremente o Zélito da Famel.

Híbrido mecano-tectano tripulado por Vincent Price

 
  
 

aguaceiros sem efeitos deontológicos

 
  
  

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dilemas dentro do capacete

Ética. Trata-se de uma disciplina normativa que tem como objectivo estabelecer os princípios, regras e valores que devem regular a acção humana, tendo em vista a sua harmonia. Num grande número de filosofias estes princípios, regras e valores aspiram a afirmarem-se como "imperativos" da consciência como valor universal. A ética preocupa-se não como os homens são, mas como devem ser. Em qualquer caso o homem é entendido como a autoridade última das suas decisões.

Moral. Trata-se do conjunto de valores que uma dada sociedade ao longo dos tempos foi formando e que os indivíduos tendem a sentir como uma obrigação que lhes é exterior.

Esta distinção está longe de ser consensual. Para alguns filósofos trata-se apenas de dois aspectos de uma só coisa. A ética é a teoria e a moral é a sua realização prática.

O Socras é que me lixa vida, depois de me calibrar uma fortuna por causa das mais-valias, moer centos de euros em impostos sobre o trabalho agora para melhorar as condições de vida toca a martelar desta feita para a autarquia mais um balúrdio para o IMI. Não há moralidade! gritou Turpentino Miranda a caminho de Odiáxere.

Aqui Jazz

O pensamento à solta na atribulada vida de Hercilio Cachaço tinha-lhe granjeado um lugar destacado no panteão dos jogadores de sueca do encalhe. Tudo o resto foi designio e não vontade própria. Mas agora para contrariar a desmoralização sentia-se imbuido em agarrar uma nova oportunidade: ler a ética do Aristóteles e a república do Platão em inglês.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Baltazar Tolentino

Vai, mísero cavalo lazarento,

Pastar longas campinas livremente;
Não percas tempo, enquanto to consente
De magros cães faminto ajuntamento.
Esta sela, teu único ornamento,
Para sinal da minha dor veemente,
De torto prego ficará pendente,
Despojo inútil do inconstante vento.
Morre em paz, que, em havendo algum dinheiro,
Hei-de mandar, em honra de teu nome,
Abrir em negra pedra este letreiro:
«Aqui piedoso entulho os ossos come
Do mais fiel, mais rápido sendeiro,
Que fora eterno, a não morrer de fome».

Entredentes afloraram-lhe estas velhas palavras rematando que aquela velha montada tinha para aí uns 50 anos, que lhe veio parar às mãos já usada por um ilustrado poeta de Sagres...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Believe it or not

O homem e a mulher foram formados à imagem de Deus com individualidade, o poder e a liberdade de pensar e agir. Conquanto tenham sido criados como seres livres, cada um é uma unidade indivisível de corpo, mente e alma, e dependente de Deus quanto à vida, respiração e tudo o mais. Quando os nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, eles negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. A imagem de Deus, neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes partilharam dessa natureza caída e de suas conseqüências. Eles nascem com fraquezas e tendências para o mal. Mas Deus, em Cristo, reconciliou consigo o mundo e por meio de Seu Espírito restaura nos mortais penitentes a imagem de seu Criador. Criados para a glória de Deus, eles são chamados para amá-Lo e uns aos outros, e para cuidar de seu ambiente.

O ecumenismo sardónico do xaman das Cardosas dava-lhe o alento necessário para atravessar as adversidades sempre com um sorriso nos lábios e uma vontade indómita no futuro da sua tarefa de apóstolo da natureza.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Imaculada padroeira

Vejam lá que no Chão das Donas existe uma padroeira impecávelmente acarinhada pelo professor Renato Contumélias excelso músico de câmara com créditos firmados na arte de bem cavalgar toda a sela. Este domingo lá foi ele à feira do trapo procurar uns livros do Miguel Esteves Cardoso e umas partituras antigas para se entreter durante a semana.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Integrais Putoline do Rogil

Pois é moce nã veio puto de gripe e eu caté tomei duas doses por causa da tosse que me dá por esta altura. Estes marranos são uns enganadores e a gente deixa. O que me vale é o fertor ter um spread baixo senão ia mas é para a Gorongosa ter cos mês irmões pentear macacos.

Almond Monkeys

If you can summon the strength, tow me

I can’t hold down the urgency
You’ve got to make your descent, slowly
And oil up those sticky keys.

Coax me out my low
And have a spin of my propeller.
It is a necessary, evil
No cause for emergency
Borrow the beak of a bald, eagle
Oh, momentary synergy.

Coax me out my low
Sink into tomorrow
Coax me out my low
And have a spin of my propeller
My propeller won’t spin and I can’t get it started on my own.
When are you arriving?
My propeller won’t spin and I can’t get it started on my own.
When are you arriving?
My propeller won’t spin and I can’t get it started on my own/
When are you arriving?

My propeller.

http://www.arcticmonkeys.com/

Como sempre aqui nestas páginas malfrequentadas mas muito fresquinhas se apresentam sugestões actualíssimas, claro que a ilusão é ser aquele que ali vai (alvitraria Berto Moleiro) na sua Ape descapotável ir a ouvir os magníficos AM ou então o Tom Zé como eu neste preciso momento...
Momentos de negra bulimia nacional, que se f*** vem ai o Carvanal

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ainda estou vivo...

 
  
....apesar de andar à chuva, lutando contra a frustação de não conseguir ser maior...