sábado, 28 de junho de 2008

Fools and Horses


Receita para um país sul-americano na Europa:
(grau de dificuldade: facílimo. Tempo de preparação: à volta de 30 anos)

Ingredientes:

1) políticos sem escrúpulos, desumanos, gananciosos, desonestos, tecnocratas e sem um pingo de vergonha e decência. Adicionar com fartura, e bater em castelo da autarquia ao parlamento ;

2) Uma banca omnipotente, prepotente, autocrata e parasitária vampiresca;

3) Impostos sanguinários;

4) Uma enorme massa de construtores civis, doutores da treta, engenheiros da treta, fantoches partidários, barões desportivos, pseudo-instituições, pseudo-institutos, pseudo-moralistas e toda uma variada e extensa ralé de oportunistas ao volante de carros topo-de-gama ávidos de roubar mais e mais e mais e mais e mais e mais e mais e mais;

4) Uma justiça acessível e favorável aos acima citados;

Misture com jeitinho para a coisa sair bem. No final, juntar:
5) Um povo ignorante, resignado, fatalista, burro de carga, estupidificado pelo futebol, alcoólico, sem qualquer sentido de comunidade, cidadania ou civismo, abandonado à sua sorte na educação na saúde e no emprego, bicho selvagem ao volante, arrogante para com o seu semelhante, e que ainda por cima presta vassalagem a tudo acima citado em nome dos brandos costumes que um certo senhor de Santa Combadão andou para aí a pregar.

Agora, junte-se alguns pózinhos de uma mentalidade bastante retrógada, bastante estupidez natural, trezentas sacas de corrupção, algumas músicas pimba e duas telenovelas portuguesas da TVI - misture-se tudo muito bem na batedeira durante, pelo menos, 30 anos, deixe secar ao sol e coloque no forno entre o Atlântico e Espanha.
Coma diariamente em grandes doses que faz bem à saúde.
Bom apetite!





O Barracão, um tribunal lusitano...




Enquanto almoçava, via ao longe, na televisão do restaurante, as imagens de um barracão. O barracão estava atafulhado de papéis e de secretárias separadas por uns quantos biombos. As câmaras aproximaram-se dos biombos e podia ler-se "tribunal do trabalho", "ministério público", etc. Aí percebi que se tratava de um tribunal. Era em Portugal, no ano da graça de 2008, em pleno "progresso" e em pleno "choque tecnológico" promovidos pela "esquerda moderna".

O barracão fora pedido emprestado aos bombeiros porque o edifício original, com pouco mais de quinze anos, ameaçava ruir. Foi nos balneários dos bombeiros que, soube-se depois, juízes se esconderam para fugir às agressões das famílias de uns arguidos quaisquer.

Não é virgem a situação de violência perpetrada em plena audiência. O que é menos comum, partindo do princípio que isto não é a Somália, é administrar a justiça num barracão.

Todavia, se reflectirmos um pouco mais, talvez a imagem não seja, de todo, desproporcionada.
A maturidade de uma democracia, como ensinam os "especialistas", mede-se pelo seu sistema de justiça. E o "sistema" reflecte o estado de um regime no fátuo da sua miséria. É, afinal, como estamos de democracia. Enfiados no barracão.

byzantine action





Perdemos todas as corridas. Perdemos a corrida para a Europa, a corrida para a industrialização, a corrida para a emergência de uma sociedade civil não artificial - porque a que por aí existe se vai parecendo cada vez mais com uma indecente barganha de dinheiros, favores e isenções - a corrida para a justiça, para saúde e para a educação.

Ficou só o Bloco Central mais os futebóis, essa religião civil que vai lentamente tomando conta dos afectos, dos restos de lucidez e de bom-senso inerentes à espécie humana.

Estamos em coma há 10.000 dias. E aí se perfilam mais 10.000. É assim que estamos a calcetar, com paciência de coollie, o caminho para o fecho de portas...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Apelo às populações






A todos os inadevertidamente interessados coleccionadores de rebuçados ou seus derivados são agora formalmente convidados para um dos melhores assados (tostados dos costados) da região candentemente algarviana, nada mais nada de somenos do que a última, a única, a excelsa, a pírrica, a inorgânica, a pertinaz feira do automóvel/ veículo/ motocicleta/ carro de luxo/ utilitário/ comercial/ de lazer/ de prazer de todo o allgarve: a Feira Auto do jornal Algarve123, tripla voz de cultura e intercâmbio, a nata do classificado, o potenciador do negócio livre e responsável, um pioneiro de um país em constante mudança. Haja temperança!

Tragam vossos carros oldtimer, vossas velhinhas motorizadas recuperadas, aprontem os atrelados e apareçam de todos os lados, venham trocar, vender, conhecer, passar o tempo curiosamente, conviver, quem sabe comprar ou vender e se tal não acontecer no jornal e na internet 2 semanas os vão ter para ver. "Oh felicidade!" dirão: "mas que pena Perdigão, o pitrol tá caro caté mete confusão, a gente só mete pés ao caminho s'houver animação".

É no Ritaile, é na Guia, é Domingue, é dia 6 de Julhe! Marafados

domingo, 22 de junho de 2008

Piscinas ao domícilio


Calor? Que tal uma piscina para o seu quintal? Se vive num apartamento, também dá.

Ampliamos a sua casa-de-banho ou tranformamos um dos quartos (por exemplo dos míudos, ou da sogra) numa magnífica very nice swimming pool. Fazemos milagres com baldes de plástico anti-alérgico e alguidares reforçados.

A "Ibiza Lda." garante que a sua nova piscina pré-fabricada em Poliéster reforçado seja transportada com celeridade, pois chegamos a qualquer ponto do país em tempo reduzido.

Os nossos técnicos são profissionais de alto gabarito.

Aqui vai o engenheiro Rocha ver se cabe tudo no buraco.


Encomende já e receba grátis degraus anti-derrapantes, e com rebordo de luxo em todas as paredes de vibra de vidro.

sábado, 21 de junho de 2008

Olho da tempestade




Novidades continentais só em quantidades frugais que os tempos estão brutais e as bestas estão bestiais. Acontece que nada quer acontecer e nós a padecer de uma modorra que espera cachaporra ainda maior ou então espesso bolor e tudo sem dor devagar como uma doença. Só a crença ou a querença. Valha-nos S. João!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

de cavalo para burro?



Será que fomos de cavalo para burro?

Na semana passada, qual foi o meu espanto que ás 13h00 o centro estava completamente deserto. E às 15h00? E às 18h00?

Ainda a alguns anos atrás o centro tinha uma grande agitação à mesma hora.

Continuando em frente passei pelo café Jesus (que na época áurea costumava estar cheio de pessoas à hora de almoço e naquele dia e aquela hora estava ás moscas).

Por onde passo agora? Pensei eu, ao ver aquelas ruas todas calcetadas "para inglês ver" pois não têm qualquer funcionalidade.

Não passa ali ninguém e como é que o comércio local sobrevive?

Os comerciantes são obrigados a fechar, como está a acontecer.

Por fim, lá consegui passar pelo largo para ir apanhar a avenida.

Para quem venha de fora e não é necessário um mapa, porque aqueles que conhecem não sabem por onde passar.

Após ver este cenário diáriamente, só se pode concluir que regredimos.

Andam para aí rever os PDMs, há anos e não conseguem ou não querem.

Mesmo com todos os vereadores a tempo inteiro é mais cómodo chegar ao fim do mês e receberem o que é deles sem muito trabalho.

Pois trabalhar faz caulos e cansa os neurónios.

(interresante reflexão publicada no jornal "o minderico", que pelo seu singelo mas sábio balanço sócio-económico, aqui publicamos, sem a devida autorização e alterada a nosso gosto - como aliás é habitual aqui na casa das motorizadas marafadas)

Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades




O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa.

Preconiza iniciativas de sensibilização que tenham por objectivo combater atitudes e comportamentos discriminatórios, bem como informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações.

Inscreve-se numa abordagem transversal do combate à discriminação, que deverá permitir assegurar a aplicação correcta e uniforme do enquadramento legislativo comunitário em toda a Europa, pondo em evidência os seus princípios essenciais e angariando o apoio activo do público à legislação em matéria de não-discriminação e de igualdade.

Tanto paleio. Mas funciona. Querem ver resultados práticos, amigos marafados?

Aqui e agora, e apesar de estarmos em meados de 2008, o ano europeu continua em marcha.

Há pois igualdade com fartura, galáxias de oportunidades para todos, milhares de cidadãos consciencializados, e carapaus e sardinhas para grelhar....

Mãe natureza





Mãe natureza caminha com o à vontade de quem viu nascer o mundo.

É a imagem de deus na Terra. Só que depois, começou, então, a Saga do Micróbio Megalómano, o Homem dos nossos dias. Muito mais tarde, aparentemente opostas à Ideia Primordial, surgiram as, não menos mirabulantes, Ideia Ciência, Ideia Tecnologia, Ideia Globalização…

O simples tornou-se, então, o Complicado! Apesar de emprisionados e acorrentados ao Círculo Vicioso, a insaciável Ilusão vai enganando-nos através da Esperança. E a Felicidade há muito adiada, infinita e irremediavelmente. Então, sou trespassado pela Ideia da Expansão Infinita do Cosmos, a Libertação do Vazio. Outra Grande Ilusão, porque Tudo recomeçará novamente.

(ps - não fazemos ideia o que isto significa, mas lá que é bonito... é sim, mãezinha)

domingo, 15 de junho de 2008

Algarve grand prix


A Autoridade para as Condições de Trabalho inspeccionou as obras de construção do futuro autódromo internacional do Algarve e detectou irregularidades graves, que levaram à suspensão de alguns trabalhos.

As irregularidades detectadas têm sobretudo a ver com questões de segurança dos trabalhadores e a autoridade vai acompanhar a obra até à sua conclusão, prevista para Novembro deste ano. 42 empresas que executam obras para a construção do Autódromo Internacional do Algarve, perto de Portimão, foram inspeccionadas por doze inspectores da Direcção Regional da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) no Algarve.

Entre as irregularidades detectadas estavam questões de segurança no trabalho, como os riscos de queda em altura ou situações de esmagamento e perfuração. Foram efectuadas 15 suspensões de trabalhos e 22 notificações para que se tomem medidas.

A ACT pondera ainda a possibilidade de notificação em relação às condições de segurança nas manobras de transporte em estaleiro e, em comunicado, informou que, dada a gravidade de algumas irregularidades detectadas, as obras irão ser acompanhadas até à sua conclusão, prevista para Novembro.

Vruuum, vruuum (cheira a batota que fede), vrummmm

O grande chefe




Ser enxovalhado no trabalho faz parte da vida. É assim e pronto. Vejamos este exemplo de um leitor que dá a cara, mas prefere ficar anónimo.
"Recentemente, foi-me diagnosticada uma depressão. Nunca fui pessoa de me ir abaixo com nada, mas agora sofro o culminar de uma série de abusos que fui alvo na empresa onde trabalho.

É que o meu chefe tem por hábito insultar e ofender os subordinados.

E sempre que os objectivos não eram alcançados – o que acontece frequentemente devido à actual conjuntura económica do nosso país – recorre a estratégias de pressões psicológicas e humilhações pessoais.

E porque hoje é cada vez mais difícil arranjar emprego, muitos dos meus colegas conformavam-se e suportavam tudo até à última consequência.

Alguém sabe o que diz o código de trabalho em relação a estas situações abusivas, que infelizmente, são cada vez mais vulgares em Portugal?"
Aqui no vai 5, blog marafado, estamos solidários com este desabafo e desejamos muita sarna ao chefe!

Seca total


Como se não bastasse a ameaça de desertificação e água disponível estar a ser toda sugada pelos campo de golfe, há outra seca a ameaçar o Algarve.

Por 24 horas, tivemos uma demonstração mínima de como a nossa civilização está presa por arames. Filas nas bombas, gasóleo esgotado, prateleiras vazias nos supermercados.

Bichas enormes formaram-se ainda de madrugada um pouco por todos os postos de combustível da região, o que rapidamente levou ao esgotamento das reservas, sobretudo gasóleo - o carburante mais utilizado nos dias que correm pelos BMW's, Audis e Mercedes Benz da nossa exemplar e respeitável sociedade.

Também na Via do Infante os postos secaram.

O cenário de terror só teve um aspecto positivo: muitos optaram por deixar o carro à porta ou na garagem.

O Ti Manel de Alcantarilha está mas é farto disto tudo. E nós também. Porra.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Blind fold



"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

A minha máquina está leitosamente cega. O meu país está comprometidamente entrevado.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ver dançar o mar



O mar enrola na areia, ninguém sabe o que ele diz, bate na areia e desmaia, porque se sente feliz. Até o mar é casado, ai! Até o mar tem filhinhos... é casado com a areia, ai! e os filhos são os peixinhos. F de famoso, F de Famel, F de Fabricio Fernandes o rei do pastel.

Choque Tecnológico - Garrafão ou Pacote?

No Portugal moderno é hoje possível comprar vinho embalado em pacotes normalizados (de três, cinco, dez, quinze ou vinte litros).

Dir-nos-ão os mais pretensiosos que o verdadeiro vinho deve vir em garrafas.

Não acreditamos. O vidro (e muito menos a rolha) não conferem nenhum valor acrescentado ao vinho. Além disso, o garrafão sempre foi melhor que a garrafa, sobretudo se pensarmos em termos de portabilidade/ logística (ver foto).

Mas, o grande problema do garrafão era que era preciso beber rapidamente cinco litros de vinho (é verdade que os nossos avós paternos e maternos bebiam um garrafão de cinco litros numa tarde de trabalho nas hortaliças. Mas os nossos genes, já acostumados ao teclado e não à enxada, já não têm a resistência dos nossos antepassados).

O que acontecia com o garrafão, era que o vinho tinha que ser bebido rapidamente em consequência do conhecido fenómeno da oxidação.

Ora, com estes pacotes o vinho até oxida menos do que na garrafa.

Pode-se beber cinco litros numa tarde ou numa semana que o vinho nunca se oxida graças ao sistema de vácuo que impede a entrada de ar. Cada vez que a torneira destes pipinhos é aberta, o vinho vem como se uma garrafa tivesse acabado de ser aberta nesse momento.

A mãe do autor deste texto que copiámos sem escrúpulos algures de um blog, dizia que sabia quantos copos de vinho o avô bebia porque ouvia, quando era miúda e estava a fazer os trabalhos da escola, na adega por baixo da sala, a torneira do pipo a funcionar.

Cada vez que escutava a torneira chiar era mais um copo goela abaixo.

Podia assim calcular com relativa precisão o grau de alcoolémia do pai quando chegava para jantar.

Modernamente, hoje estamos a salvo dessas técnicas de espionagem e mal-dizer, pois as torneiras destes pipinhos não chiam.

Por outro lado, há que chiar fininho porque está aí o Novo Plano de Prevenção Rodoviária que exige que a carga seja transportada com jeitinho. Ninguém faz isto com pacotes, não é verdade?

O regresso da Sachs V5.


Finalmente, os autores do vai5 vão deixar de escrever disparates ignorantes sobre assuntos que desconhecem e sobre os quais não fazem a mínima ideia do que dizem como qualquer português que se preze (a pouco e pouco, claro, lembrem-se que a escolaridade obrigatória ainda é o 9º ano. É por isso que qualquer imbecil licenciado numa treta qualquer é elevado ao grau de "doutor").

Finalmente, eis que surge no mercado editorial português um projecto para todos os amigos, apaixonados, e interessados sobre as motas clássicas na óptica do utilizador!

Chama-se «da motoclássica", e apesar de ter sido impossivel encontrar um exemplar impresso neste belo cantinho que é o sul de Portugal, desejamos toda a sorte para a nova revista.

Por outro lado, no website da nova e promissora publicação, também não encontrámos qualquer contacto normal ou e-extraordinário.

Contudo, foi fácil encontrar uma Sis Sachs, V5, modelo turbo, com escape de rendimento, jantes especiais, e para-vento aerodinâmico. Gostaríamos de dedicar, com amizade e carinho, este belo ciclomotor 100% português com sotaque de Strasbourg e com uma simpática decoração personalizada à base de donzelas nuas e simpáticos perdigueiros, à estimada redacção da nova revista.

Passamos a transcrever (sem qualquer autorização dos autores, por razões acima mencionadas que dispensam repetição, e também porque, pronto, admitimos que às vezes isto do copy and paste tem grande potencial), o pequeno e delícioso teaser disponível em http://www.damotoclassica.net/

"Hoje milhares de Portugueses sonham ter ou restaurar uma V5 Sport. Para eles desenvolvemos este estudo com a ajudar de personagens vitais da SIS Sachs. Quem melhor que o primeiro empregado da Sachs em Portugal para nos contar a história da V5."

Ora bem, aqui está. Vamos tentar aprender alguma coisa.

E Talvez um dia, porque não um concurso de beleza V5?

domingo, 8 de junho de 2008

New Luxury Leisure Resort in Allmancil

O novo empreendimento de luxo já está a ser construído, sem qualquer «impacto ambiental» especial digno de nota, e bem inserido na zona que o rodeia.

Já há ínumeras famílias interessadas em comprar um dos poucos lotes do condomínio, e muitas têm-se deslocado em massa ao local para assinarem contratos-promessa.

Na foto, vemos os primeiros moradores, uma família com claras preocupações ambientais a nível das emissões de CO2 para a atmosfera. Estão visivelmente satisfeitos e começaram a mudança para a nova casa, imediatamente após a saída do banco onde decorreram as negociações.

O The New Luxury Leisure Resort in Allmancil é servido por excelentes acessibilidades e conta com uma moderna rede de transportes públicos, optimizada para servir quer um cliente urbano, cosmopolita e exigente, assim como um turista internacionall de grande quallidade.


Nas vivendas há muito "espaçoooooo" (como diz a Sílvia Alberto) para veículos, motas, carros, motoquatros, SUV's, barcos, lanchas, e ainda sobra algum para pessoas. Além disso, os interessados são atraídos pelas vivendas com piscina semi-olímpica, jardim babilónico suspenso, campo de golfe, campo de ténis, campo minado, lavadaria e mordomias.

A procura é tanta que já se pensa em ampliar o projecto, um investimento de milhões que deverá gerar biliões.

"Get you home at the New Luxury Leisure Resort in Allmancil"

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Corrida "Quadro Comunitário de Apoios"





João Lyon Cabeleira (Eng.), Sancho Pança (Dr.), Gonçalo Covas Lima (Dr.) e Rafael Gama (Dr.) competem para serem os mais rápidos de Portugal a sacar fundos à União Europeia para financiarem projectos "rurais" no Alentejo que se transformam em vivendas em Vilamoura.
Até 2013 é acelerar a fundo, caríssimos do título!





Velhos são os trapos




Velhos são os trapos, será mito ou realidade?

Ao longo dos vários séculos a perspectiva sobre o envelhecimento sofreu colossais alterações.

Na juventude da humanidade, um ancião sábio era símbolo de experiência e respeito.
Na era pós-taylorismo, terceira-idade começou a significar improdutividade e dependência.

A geriatria e a gerontologia ajudam sobretudo os lobbies da industria farmacêutica a viver melhor.

Não, os idosos não são trapos.

São pessoas numa fase especial da vida, que devem ser acompanhadas por redes de apoio social, formais e informais com a missão de os ajudar a ultrapassarem os seus problemas (cuidados básicos, situação financeira, entre outros), medos, inseguranças e solidão.

E sobretudo, receberem reformas que lhes permita comer todos os dias.
Nenhum governante (?) português dos últimos 30 anos resolveu este problema.

E na actual era Sócrates, já não é preciso chegar a velho, pois a fominha começa mais cedo - quem não tem mercedes, bmws, negócios imobiliários ou filiação partidária, é trapo.

Porreiro, pá!